quarta-feira, 12 de junho de 2013

13 de julho - 14:30 hs

Boneca de cabaça
Profª Valéria Schier  Natália Maciel e Cíntia Greice Busquet de Azevedo

Este curso será feito em duas etapas, no sábado combinamos o segundo dia de acordo com as possibilidades de todas participantes.

Material necessário para 1ª aula:
Cabaça limpa, sem sementes
Tinta PVA nas cores que desejar pintar a roupa da boneca
Secador de cabelos
Bola de isopor (tem que ser compatível ao tamanho da cabaça)
Massa de biscuit na cor: pele
Ferramentas para biscuit (quem tiver)
Cola Cascorez rótulo azul (não precisa comprar, a gente se empresta)
Pincéis
Verniz
Lápis

Nas nossas primeiras experiências com esta arte, nos apressamos ao montarmos as bonecas sem tirar as sementes e limpar  por dentro. Após pronta reconhecemos que muitas vêzes é preciso colocar um saco com areia dentro do porongo para ele manter equilíbrio e não tombar, pois o biscuit que a gente usa para o cabelo pesa muito e pode derrubar a nossa queridinha.
No primeiro dia vamos pintar com todos os detalhes o corpo e a roupa e prepararemos o revestimento da cabeça com biscuit, pois ela precisa secar para fixá-la ao porongo.

Material necessário para 2ª aula:
a cabaça trabalhada na 1ª aula
a cabeça
Biscuit pele para os braços, biscuit na cor do cabelo desejado (ex. preto ou amarelo ou/ou) e na cor do lenço que a gente coloca sobre os ombros para um acabamento mais bonito e biscuit preto se quiser sapatos pretos , além de acessórios que imagina legal para sua boneca.
Cola
Ferramentas para biscuit (quem tiver pode trazer)
 
Aproveitem e deêm uma olhada no site Cabaça com arte para ver o pap de porta ovos em cabaça, muito lindo.

Cuidados com a cabaçã de acordo com a Vila do artesão

As cabaças normalmente trazem poeira e até um pouco de lama na superfície.
Vamos começar limpando por fora. Lave muito bem a cabaça. Deixe a cabaça mergulhada em um balde com água por uns 10 minutos. Isso facilitará a limpeza.
Depois, com uma esponja áspera, esfregue bem até retirar toda a sujeira da superfície.
Ponha no sol e deixe secar completamente antes de continuar.
Talvez a cabaça fique um tanto desbotada, ou com manchas desiguais. Isso faz parte da superfície dela e desaparecerá com a fase de acabamento do seu trabalho.
As cabaças possuem sementes em seu interior que precisam ser removidas, pois criam bichos. Vamos cortar e retirá-las. Marque uma linha e faça furos nela.  Com o lápis, trace a linha base sobre a qual você irá fazer o corte. Use a faca com ponta para fazer furos até o interior ao longo dessa linha. Com uma serrinha vá abrindo a cabaça com cuidado.
Introduza a serrinha de mão num dos furos que acabou de fazer, e serre com cuidado por cima da linha marcada. Limpe bem o interior da cabaça. Com a tampa retirada, use uma colher para raspar todas as sementes e fibras que estiverem no interior da cabaça. Raspe muito bem. Lixe as asperezas do corte.
Se o trabalho que você for realizar na cabaça exigir, passe uma lima levemente para afinar as bordas. Caso contrário, uma lixa de madeira será suficiente para tirar qualquer rebarba que tenha ficado. Teoricamente, a limpeza está feita, mas eu tenho visto muita gente triste porque perdeu sua peça de artesanato de cabaça por causa de “uma poeirinha esquisita que fica saindo”. Então o melhor é prevenir. Borrife dentro da cabaça inseticida para cupins (spray), pois deste modo não haverá proliferação de insetos e deixe secar por mais dois dias.

08 de junho de 2013

Agradecemos a professora Francileine que foi maravilhosa aguentando uma turma do barulho que estava disposta a dar muitas risadas. Por conta do aprendizado, das risadas e das pérolas da Valéria foi uma tarde maravilhosa. A Valéria pedia o camarão ao invés do bacalhau e assim foi a tarde toda. A professora conseguiu nos ensinar a fazer flor de pedraria, iniciar a alça de sutiã e ainda uma linda borboleta. Com o tempo colocarei o pap nas técnicas utilizadas. Beijos a todas.